Belíssimas praias de Ilhabela desenham os 150 km do contorno de IIhabela, que apresenta uma face voltada para o canal e o continente banhada por mar calmo; em outra, mais selvagem, voltada para o Atlântico – tombada pelo Patrimônio da União como reserva ecológica – estão os altos costões rochosos, as praias desertas, o mar aberto e agitado.
O turismo chegou a região em 1950 e em 1977 foi criado o Parque Estadual de Ilhabela, e graças a ele 84% do arquipélago está preservada até os dias atuais.
Ilhabela é conhecida como Capital Nacional da Vela, por conta de seus ventos extremamente favoráveis para o esporte, Ilhabela vai muito além, com inúmeras praias, cachoeiras, naufrágios, trilhas , entre outras atividades.
Na Ilhabela você terá centenas de opções de lazer e diversão. Praias, cachoeiras, esportes a vela, surf, trilhas, ciclismo e muito mais. O vídeo “Dias de Ilhabela” levará até você dicas de lugares e como aproveitar o melhor da ilha.
São 39 praias em uma orla de aproximadamente 130 quilômetros de extensão. Para chegar na cidade só de balsa.
As praias de Ilhabela mais rústicas de Ilhabela são as isoladas, porque estão dentro de área de preservação ambiental.
O número de praias e suas diversidades chamam atenção. Abrigadas no canal de São Sebastião ou voltadas para o Atlântico, cada uma possui uma própria característica. Mar calmo ou agitado, areias claras ou alaranjadas são 73 praias na ilha em toda sua extensão.
Praias de Ilhabela
Algumas praias só se tem acesso por barcos e partem normalmente da praia de Perequê (praia central da ilha que oferece ótimas opções de lazer aquáticos).
Além disso as trilhas são outra de chegar a essas praias mais afastadas e o contato que se tem com a natureza ao longo do caminho é um ponto alto.
Um exemplo é a Praia do Bonete, fica no sul da Ilha, para chegar de trilha você percorre um caminho de aproximadamente 2 horas e nível médio, mas por barco são apenas 20 mim.
Com mais de 600 metros de extensão essa é uma das maiores praias de Ilhabela e foi eleita pelo jornal inglês “The Guardian” umas das 10 praias mais bonitas do Brasil.
A Praia do Bonete é habitada por uma comunidade caiçara e é bem isolada, por isso não esqueça de levar lanches e toalhas.
Uma praia imperdível e de acesso rápido, principalmente se está com crianças, é a Praia do Viana. Com apenas 100 metros de extensão e águas bem calmas, essa praia atrai muitas famílias.
Além disso o tradicional Restaurante do Viana faz a alegria dos turistas com sua famosa casquinha de camarão, em formato de barquinho.
A ultima praia do lado norte, a Praia do Jabaquara, compensa a visita. Para chegar o acesso é feito de carro por uma pequena estrada de terra (verifique se não choveu no dia anterior pois a terra vira uma lama que pode atolar o carro), ou contrate uma empresa de receptivo local.
Ela é uma das mais preservadas da ilha com o mar incrível azul cristalino, areias fofas e coqueiros. No caminho para a praia pare no mirante e tenha vistas de tirar o fôlego.
Uma delas é a Castelhanos. Para chegar dá trabalho. É preciso passar por dentro da Mata Atlântica. A trilha parece fácil, mas não é. Por isso, o jeito mais prático é contratar um jipeiro. O trajeto é de 16 quilômetros.
A praia de Castelhanos é a maior praia de Ilhabela: tem dois quilômetros. A praia é isolada e isso faz dela um refúgio para quem está em busca de sossego.
O número de carros e jipes que podem entrar é limitado. A água é transparente, as ondas são calmas e a areia é branquinha. Um esconderijo no litoral.
A vista do mirante da Praia de Castelhanos, 30 metros acima do mar, é imperdível. Contudo, para chegar ao topo é preciso seguir uma trilha. Ela não é longa, mas difícil. É possível ter uma dimensão melhor da praia, que tem um formato que lembra um coração.
Castelhanos só tem uma pousada, mas em toda a cidade são 180 hotéis e pousadas.
Do outro lado da ilha, o centro histórico faz o turismo viajar no tempo. As construções do século XIX estão preservadas.
Praias do Centro
1. Praia do Perequê
Uma das maiores da Ilha, é a praia onde acontecem eventos durante a temporada, atraindo um alto número de freqüentadores, devido também à sua beleza, que tem tudo para um cenário perfeito de cartão postal: Mar azul, areias claras e altos coqueiros enfileirados ao longo de sua extensão; ideal para a pratica de windsurfe quando o vento sul sopra mais forte; do local partem barcos e escunas.
No final de tarde, o pôr-do-sol completa esse cenário fazendo parte de um dos espetáculos naturais mais belos da Ilha. Conta com uma grande infra-estrutura de quiosques, bares, hotéis e restaurantes.
2. Praia do Itaguaçu
É a praia onde se tem os mais diversos motivos de se estar ali. Tomar um banho de mar, caminhar, fazer exercícios físicos ou apenas descontrair-se nos vários bares, restaurantes e quiosques que ali se encontram.
Um lugar perfeito para curtir um belo pôr-do-sol, e à noite, ainda oferece boas opções gastronômicas desde um sushi, uma picanha ou rodízio de massas e pizzas.
3. Praia do Itaquanduba
Pequena praia com 100 m de extensão tem seu nome de origem tupinanbá, que significa “pedra que rola”, abriga a Marina Porto Ilhabela. Protegida da arrebentação de mar aberto, indicada para a vela e canoagem.
Voce poderá desfrutar a um passeio pela ciclovia acompanhado de um belo por de Sol.
4. Praia do Engenho D’Água
Praia tranqüila ideal para a prática de esportes náuticos, da canoagem ao para-sail. É uma das vistas mais belas principalmente ao entardecer despertando o desejo e praticar uma bela caminhada.
Existe ali um antigo engenho de cana-de-açúcar patrimônio histórico da cidade, rodeado de coqueiros e chapéus-de-sol acrescentando um algo a mais na paisagem desse lindo lugar.
5. Praia do Pequeá
Muito freqüentada, indicada para a prática de esportes náuticos como canoagem, mergulho e natação. Vale a pena arriscar alguns arremessos onde a correnteza do canal fica a poucos metros da areia. A pesca noturna é um ponto de encontro dos pescadores.
6. Praia do Saco da Capela
Abrigada das correntezas e ventos, inúmeros veleiros e lanchas que estão atracados nas águas tranqüilas em frente ao Pindá Yacht Clube, compõem um xuberante cenário mar e terra.
Sua infra-estrutura de bares e hotéis à beira-mar, fazem parte deste visual inesquecível. Para quem chega de barco, entrar na Ilha pelo píer é a melhor opção.
7. Praia de Santa Tereza
Também conhecida como praia dos pescadores, é o local ideal para a compra de peixes frescos todos os dias, onde está o mercado e o pier dos pescadores. Santa Tereza é o atracadouro dos iates e barcos que ali acrescentam nobreza e estilo ao visual.
À sua direita, após as pedras, proporciona um bom local tranqüilo e sossegado para quem gosta de privacidade natural.
8. Praia do Indaiá
Divide-se em Praia da Vila, Praia do Centro e Prainha; boa oferta de serviços na Vila.
Praias do Norte
9. Praia Mercedes
Tem acesso pela avenida principal. Está a 2,5 km ao lado norte da Vila, e a 8,5 km da balsa. Não é muito conhecida, pois se encontra atrás dos muros de um grande hotel.
É pequena e com sua areia batida esta praia de mar calmo é ideal para banhos de mar, mergulho, esqui e iatismo. O lugar dispõe de telefone público e bar. Um lugar perfeito para descansar.
10. Praia do Viana
Praia de fácil acesso, com local apropriado para mergulho livre devido as muitas tocas que servem de esconderijo perfeito para lagostas, polvos, etc.
Com 100 m de extensão, tem coqueiros e árvores que sombreiam sua orla. As pedras no canto da praia podem-se tornar um passeio incrível, ainda mais se for comtemplado pela beleza de alguns dos inúmeros peixes que existem por lá.
11. Praia da Siriúba
Praia tranqüila, e pouco freqüentada, com mar muito calmo, mas que pode ter o seu cenário totalmente modificado em dias de vento pelos amantes do kitesurf, os quais tomam conta da praia com suas velas coloridas criando uma bela paisagem. No canto da praia encontra-se uma igrejinha escondida entre as pedras, transformando a praia em um lugar especial onde pode-se ver um lindo pôr-do-sol.
12. Praia do Arrozal
Bonita e sossegada, mantém-se isolada dos turistas, escondida atrás de casas de veraneio. Vale uma visita, especialmente para quem busca uma praia tranquila sem a necessidade de navegar para o lado oceânico da Ilha.
É uma praia ideal para um banho de sol à vontade, com águas claras e calmas, altos coqueiros, sombras de amendoeiras e um riachinho que deságua entre pedras naturalmente alinhadas no meio da praia.
Possui apenas 86 metros e, por estar quase ao nível do mar, boa parte de sua areia é coberta na maré alta. Existem outras prainhas seguindo a costeira cerca de 40 metros. Para chegar à praia, basta pegar uma trilha fácil de apenas 130 metros, desde a ponta norte da praia da Siriúba.
13. Pedra do Sino ou Praia de Garapocaia
Mar calmo, coqueiros e larga faixa de areia; a 4 km da vila. Segundo historias caiçaras, o nome da praia se deve ao som emitido pelas pedras quando tocadas por objeto de ferro, sinal destinado a alertar contra ataques piratas.
14. Praia Ponta da Azeda
A praia é pequena praia tranqüila.
15. Praia do Pinto
Distante 6 km ao norte da Vila, tem acesso por carro até um condomínio particular.
A partir desse ponto, o acesso é feito a pé, cerca de 100m da praia.
A larga faixa de areias claras é sombreada por coqueiros, flamboyants e chapéus-de-sol. Com muita gente bonita, a praia é indicada a pratica de esportes náuticos e, nos remansos mais calmos, à natação.
A antiga colônia de pesca foi substituída por um moderno condomínio de casas de veraneio. Na praia, barracas vendem aperitivos.
16. Praia da Armação
Uma das mais procuradas por velejadores de monotipo pois, lá se encontra a escola de vela BL3. Além do charme das velas coloridas a praia possue um pequena igreja aonde se realizam cerimonias.
É uma praia perfeita para quem quer ver as belezas da vela e a animação dos velejadores. Ao norte, FAROL DE PONTA DAS CANAS.
17. Praia da Pacuíba
Um cenário para quem quer curtir a natureza com muito sossego. Com 50m de extensão, suas águas transparentes dão um toque especial. A praia desaparece na maré cheia.
Em dias de ventos fortes as ondas tomam conta da praia.
O acesso local é feito por uma pequena trilha. Na ponta da praia, pequenas enseadas são próprias para os amantes do mergulho apreciarem a variedade de peixes, como a garopa, badejo e vermelho, entre outros.
18. Praia do Jabaquara
Praia de águas calmas e areia clara entrecortada por cachoeira, algumas casas caiçaras, barcos e muitas arvores; acesso par trilha de 500m, a partir de Pacuíba.
A TRILHA DO POÇO, 4h, tem inicio adiante da Praia de Jabaquara, seguindo a costeira ate o Saco do Poço, com cascata e piscina natural.
19. Praia da Fome
Praia ao pé do morro de águas cristalinas e calmas, boas para mergulho; muitas pedras; acesso por trilha ou via marítima. O local foi um dos principais pontos de tráfico de escravos.
Praias do Leste
20. Praia do Poço
Pequena, primitiva e desabitada; águas tranqüilas; pedras e rochedos; bom local para mergulho; mar aberto ao leste.
Entre o Saco do Poço e o Saco do Eustáquio, a ILHA DE BÚZIOS é o paraíso dos mergulhadores com garrafa ou apnéia, onde se pode observar a passagem de golfinhos, tartarugas e baleias, alem de diversos tipos de peixes e lagostas entre as tocas de pedra.
21. Praia da Serraria
Praia com 100 m de extensão, podendo ser acessada por mar ou trilha de alto grau de dificuldade partindo da praia do Jabaquara. Visitada principalmente por mergulhadores.
Em frente à praia está a Ilha da Serraria, local propício para a prática da pesca esportiva e mergulho. a praia da serraria é considerada um abrigo natural nos dias de mar agitado.
22. Praia de Saco de Eustáquio
Parada obrigatória para quem vai de barco ao lado leste da Ilha, o Saco do Eustáquio é um dos recantos de águas mais tranquilas e cristalinas de toda a Ilhabela.
A Praia do Eustáquio está localizada a leste da Ilha. Mesmo tendo acesso apenas por barco, a pequena praia recebe turistas durante o ano todo, que vão atrás de natureza, águas limpas combinadas com o conforto dos bares que servem bebidas além das famosas porções de marisco. Do morro pode-se avistar a Baía de Castelhanos.
23. Praia da Caveira
É uma praia deserta, com aproximadamente 50 m de extensão.
Excelente para mergulho e pesca, devido à clareza de suas águas. Localizada no lado leste da Ilha, o acesso é por mar ou trilha a partir da praia da serraria.
A praia ficou conhecida devido ao naufrágio do transatlântico espanhol “Príncipe das Astúrias”, em 1916, motivo de várias lendas caiçaras.
24. Praia das Guanxumas
Com apenas 15 m de extensão, é a menor praia da Ilha. O acesso é feito pelo mar ou por trilhas que partem da Praia do Eustáquio e Caveira.
Abriga uma comunidade tradicional com algumas famílias e ainda conta com escola de ensino fundamental.
Por ser uma praia abrigada, um equipamento de mergulho é a melhor pedida para um perfeito relax. Também indicada para pesca e banho.
25. Praia de Castelhanos
Antigamente usada como refúgio de piratas, onde encontraram aqui tesouros tão preciosos quanto o ouro que guardavam: água e comida.
Hoje, os Castelhanos é considerado um refúgio para o stress e o agito de grandes cidades, tendo como visual o imenso mar com ondas agitadas, a enorme faixa de areia branca na praia que cobre seus 2 km de extensão, os dois riachos de água transparente, e uma enorme cachoeira próxima dali. Enfim, um cenário perfeito para um dia perfeito.
Baía de Castelhanos: região belíssima, muito procurada para a pratica de mergulho e surfe. Cachoeiras e vegetação de mata atlântica. Uma estrada de terra com 22 km – perfeita para adeptos de off-road e trekking atravessa o Parque Estadual de IIhabela e leva as belas praias da Figueira, Mansa e Vermelha, onde seus moradores vivem da pesca e artesanato.
26. Praia Mansa
Com 25 metros de extensão, e como o nome já diz, “mansa” é a água que existe lá. Mansidão é o que você sente após um mergulho neste pequeno espaço de areia cercado por mar, pela vegetação de coqueiros e árvores que te envolvem como se tivessem te abraçando no aconchego da natureza.
O cultivo de mandioca e a pesca são as principais atividades do povo nativo. Lá existe uma escola e uma câmara fria onde se estocam os peixes. Indicada para a prática de caça submarina.
27. Praia Vermelha
Aproximadamente 5 km de trilha a partir dos castelhanos é o que se precisa fazer para chegar nesta linda praia que conta com casas e ranchos de pescadores do local fazendo da paisagem algo de se encher os olhos e de sentir a paz do lugar.
Lá vive uma comunidade que conserva os antigos costumes e vivem principalmente da pesca. Esta praia é ideal para mergulho, pesca e um delicioso banho de mar nessas águas limpas e cristalinas que torna o passeio inesquecível junto da paisagem que a cerca.
28. Praia da Fiqueira
Escondida atrás da ilhas das Galhetas, no lado oposto da baía que dá entrada para o Saco do Sombrio, a praia da Figueira é um pequeno paraíso escondido em Ilhabela.
Com cerca de 300 m de areia fina e branca, suas águas mansas, verdes e transparentes emolduram na ponta esquerda uma casa em estilo de fazenda colonial, com um encantador quiosque de sapé e uma casinha de pescadores.
29. Saco do Sombrio
Local fascinante, embora sem praia; mergulho. Morros e florestas nativas circundam as águas transparentes, protegidas dos ventos. Antigo refugio de piratas franceses, ingleses e holandeses, sendo o mais famoso THOMAS CAVENDISH que, apos saquear a cidade de Santos em 1592, acabou enforcado por seus marinheiros.
Mais abaixo, em direção ao sul, estão a PONTA DA PIRAÇUNUNGA e a PONTA DA PIRABURA; no extremo sul, a PONTA DO BOI e um farol.
Praias do Sul
30. Praia de Indaiaúba
Surge como um presente divino escondido no meio da mata. O mar azul, de uma aparência inacreditável, em contraste com a areia branca, é o perfeito cenário para quem acredita que a vida merece ser vivida. Um cartão postal ao vivo, e o melhor, você fazendo parte dele.
Existem registrados vários naufrágios na região da Ponta da Sepituba e Ponta do Boi. A praia tem vários pontos indicados para a pesca de linha.
31. Praia das Enchovas
Faixa de areia protegida por paredes de pedra; acesso via marítima ou trilha (45 min de caminhada a partir do Bonete). Areia monazítica.
32. Praia do Bonete
Areia branca e mar límpido; orla com arvore chapeus-de-sol; ventos fortes; ondas imensas, boas para surfe, no Canto Bravo.
O RlBEIRÃO DO BONETE deságua a esquerda da praia. Vila de pescadores, a maior comunidade caiçara da Ilha, onde e possível hospedar-se. Acesso via marítima ou pela TRILHA DO BONETE, 13 km a partir da Ponta de Sepituba, com diversas cachoeiras.
33. Praia do Veloso
Águas tranqüilas boas para mergulho; próxima ao Farol da Ponta Figueira, Areia monazítica. A TRILHA DO PICO DE SAO SEBASTIÃO conduz ao ponto mais alto do arquipélago (1.379m); o acesso difícil toma fundamental a presença de um guia.
34. Praia do Curral
Com certeza, a praia mais freqüentada e procurada da Ilha. Conquista milhares de fãs o ano inteiro. Mar, praia e natureza somadas ao requinte dos bares que servem desde um petisco à gastronomia internacional é o segredo deste sucesso.
Ao entardecer, um inesquecível pôr-do-sol toma conta dos olhares.
Tem como atrativo extra a capelinha no topo da pedra do Curral. Cargueiro brasileiro AYMORÉ (1920) naufragado perto da Praia do Curral.
35. Praia Grande
Falar de Praia Grande é falar de diversidade. Você pode escolher entre uma caminhada na areia, uma cerveja gelada em um dos vários barzinhos, passear de banana boat ou disco ski, visitar a igrejinha, ou simplesmente se deliciar com um belo banho de mar.
Os bares, Camping, Pousada e Lanchonete oferecem ducha para banho na areia e a praia ainda conta com um camping, quadra de futebol e basquete.
36. Praia do Julião ou Prainha
Escondida entre as praias Grande e Feiticeira; águas transparentes e calmas, ideais para banho e mergulho; acesso por trilha desde a avenida principal ou pela costa, a partir da Praia Grande ou da Feiticeira.
37. Praia da Feiticeira
As cores das velas do kitesurf contrastam com a fachada do antigo engenho de cana-de-açúcar da Fazenda São Mathias. Vale a pena encontrar o caminho que leva você a esta praia. Ao chegar, um pequeno riacho banha seus pés.
A praia é rodeada por coqueiros e chapéus de sol que completam o visual místico e paradisíaco.
Duas cachoeiras desaguam entre a praia e a costeira do sul. FAZENDA SAO MATIAS, amigo engenho. TRILHA PANCADA D’ AGUA, cerca de 20′ de caminhada facil, embora (ingreme, e trajeto sinalizado; começa no morro atras da Praia da Feiticeira e leva a CACHOEIRA PANCADA D’ AGUA, conhecida como Cachoeira dos TRES TOMBOS.
38. Praia do Portinho
A beleza das casinhas de pescadores na praia, canoas de madeira, a capela de Santo Antônio, a praçinha, o quiosque, os bares que servem petiscos, a costa da praia da feiticeira de uma lado e a costeira de pedras do outro, fazem do portinho um lugar aconchegante e muito freqüentada nos finais de semana e temporada.
Seu acesso pelo mar é perigoso devido à quantidade de pedras que se escondem debaixo das águas limpas e claras desta praia.
39. Praia da Pedra Miúda
A praia é pequena em frentre a ILHA DAS CABRAS. Nessa praia que se localiza o Santuário Ecológico Submarino protegido por lei da caça e pesca submarina.
Aqui você pode encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como a estrela-do-mar e, se der sorte, avistar um cavalo-marinho.
O mar, com suas águas límpidas, cobre as pequenas pedras no fundo, de onde vem o nome da praia. Oferece boa estrutura com bares e restaurantes.
Guia de Praias de Ilhabela